Esta é uma das perguntas mais frequentes feitas pelos pacientes que apresentam erros refrativos (necessidade de óculos): posso usar lentes de contato? A resposta é simples: TODOS PODEM UTILIZAR LENTES DE CONTATO!
Nos últimos anos, a tecnologia envolvida na fabricação de lentes de contato vem avançando de forma veloz. Não só os modelos de lentes, mas também os materiais com que são fabricadas permitem uma adaptação otimizada aos olhos dos pacientes, com pouco ou nenhum prejuízo à oxigenação da córnea, que é a parte do olho onde se apoia a lente de contato. A maior parte do oxigênio que nossa córnea utiliza para respirar vem do ar atmosférico, que se mistura à lágrima e se difunde para o olho. Antigamente, os materiais com que eram fabricadas a maioria das lentes de contato não permitiam uma oxigenação adequada da córnea, que entrava muitas vezes em sofrimento devido à falta de oxigênio (a lente de contato bloqueava a passagem do oxigênio para a córnea). Atualmente, existem inúmeras lentes que permitem a livre passagem do oxigênio para a córnea, conferindo maior segurança e conforto ao usuário de lentes de contato.
Existem muitos tipos de lentes de contato, e a escolha do tipo certo depende das características do olho e das necessidades de cada paciente. Por exemplo: alguns pacientes desejam utilizar lentes apenas para praticar esportes, enquanto outros pretendem fazer um uso prolongado, permanecendo com as lentes a maior parte do dia e até mesmo dormindo com elas. Há um tipo certo de lente para cada um desses casos. O mais importante para quem usa lentes de contato é fazer o acompanhamento com o médico oftalmologista, que é o único profissional capacitado para orientar a escolha do tipo certo de lente, bem como para avaliar e monitorar o uso adequado, de modo a evitar qualquer tipo de complicação proveniente do mal uso.
Se você usa óculos e gostaria de experimentar lentes de contato, não deixe de conversar com seu médico oftalmologista, você vai se surpreender.