sexta-feira, 21 de novembro de 2014

O DIABETES E A VISÃO



Poucos sabem, mas o diabetes é a maior causa de cegueira no mundo todo, em pessoas com idade entre 20 e 65 anos. Isso porque a doença ataca também os vasos sanguíneos do interior dos olhos, especialmente na região chamada de retina. Quando isso acontece estamos diante da retinopatia diabética, que provoca, entre outras coisas, sangramentos e manchas no interior dos olhos (na retina), que podem ocasionar baixa na visão e até mesmo cegueira.
A melhor maneira de prevenir as perdas visuais causadas pelo diabetes é fazendo regularmente o exame do fundo de olho, no qual o médico oftalmologista avalia o surgimento e a gravidade das lesões, permitindo que sejam tomadas as medidas necessárias para a preservação da visão.


Se você é diabético ou conhece alguém que tenha essa doença, não deixe de ir ao oftalmologista regularmente.
Preserve a saúde dos seus olhos!

sexta-feira, 24 de outubro de 2014





Nos últimos meses, as poucas chuvas tem contribuído para a baixa umidade relativa do ar. Deste modo, temos percebido um importante aumento nos casos da síndrome do olho seco, que provoca, entre outras coisas, ardência e coceira nos olhos, irritação, olhos vermelhos e visão embaçada. Se você apresenta algum desses sintomas procure o oftalmologista, para saber como tratá-los e preveni-los. Preserve a saúde dos seus olhos!

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Quem Pode Usar Lentes de Contato?

   
     Esta é uma das perguntas mais frequentes feitas pelos pacientes que apresentam erros refrativos (necessidade de óculos): posso usar lentes de contato? A resposta é simples: TODOS PODEM UTILIZAR LENTES DE CONTATO!
         Nos últimos anos, a tecnologia envolvida na fabricação de lentes de contato vem avançando de forma veloz. Não só os modelos de lentes, mas também os materiais com que são fabricadas permitem uma adaptação otimizada aos olhos dos pacientes, com pouco ou nenhum prejuízo à oxigenação da córnea, que é a parte do olho onde se apoia a lente de contato. A maior parte do oxigênio que nossa córnea utiliza para respirar vem do ar atmosférico, que se mistura à lágrima e se difunde para o olho. Antigamente, os materiais com que eram fabricadas a maioria das lentes de contato não permitiam uma oxigenação adequada da córnea, que entrava muitas vezes em sofrimento devido à falta de oxigênio (a lente de contato bloqueava a passagem do oxigênio para a córnea). Atualmente, existem inúmeras lentes que permitem a livre passagem do oxigênio para a córnea, conferindo maior segurança e conforto ao usuário de lentes de contato.
        Existem muitos tipos de lentes de contato, e a escolha do tipo certo depende das características do olho e das necessidades de cada paciente. Por exemplo: alguns pacientes desejam utilizar lentes apenas para praticar esportes, enquanto outros pretendem fazer um uso prolongado, permanecendo com as lentes a maior parte do dia e até mesmo dormindo com elas. Há um tipo certo de lente para cada um desses casos. O mais importante para quem usa lentes de contato é fazer o acompanhamento com o médico oftalmologista, que é o único profissional capacitado para orientar a escolha do tipo certo de lente, bem como para avaliar e monitorar o uso adequado, de modo a evitar qualquer tipo de complicação proveniente do mal uso.
        Se você usa óculos e gostaria de experimentar lentes de contato, não deixe de conversar com seu médico oftalmologista, você vai se surpreender.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Teste do Olhinho


       Teste do Olhinho, também chamado de Teste do Reflexo Vermelho, é um exame rápido, indolor e de simples execução, que deve ser feito em todos os bebês. Trata-se de uma importante ferramenta de rastreio para diversas doenças oculares, algumas graves como tumores, catarata e glaucoma congênito.

        O Teste do Olhinho é feito pelo oftalmologista ou pelo pediatra com o auxílio do oftalmoscópio (aparelho similar a uma lanterna), que emite uma luz para examinar  o olho do bebê.  O reflexo proveniente da retina será avaliado pelo médico. Se tiver tonalidade vermelha, o exame será normal e as estruturas oculares estão saudáveis. Mas se o reflexo for ausente ou tiver tons diferentes, será necessária investigação mais completa pelo médico oftalmologista para especificar o problema e tratá-lo adequadamente.





        Por ser arma fundamental no combate à cegueira, o Teste do Olhinho precisa ter sua importância amplamente divulgada. O exame deve ser feito preferencialmente na primeira semana de vida do bebê. Caso isso não ocorra, poderá ser feito posteriormente, em qualquer momento.

        E seu bebê? Já fez o Teste do Olhinho? Procure seu médico.

sexta-feira, 28 de março de 2014



Smartphones e Computadores Aumentam Incidência da Doença do Olho Seco em Crianças









          Em estudo científico publicado na edição de março/abril de 2014, no Jornal de Oftalmologia Pediátrica e Estrabismo (Journal of Pediatric Ophthalmology and Strabismus), os pesquisadores reuniram importantes evidências de que o uso indiscriminado dos modernos celulares (smatphones) e computadores, está causando um aumento na incidência da doença do olho seco em crianças.
          A doença do olho seco é caracterizada por uma deficiência da lágrima, e como o próprio nome diz, provoca o ressecamento dos olhos. Os principais sintomas são ardência e prurido oculares, visão turva, vermelhidão dos olhos e dores de cabeça. Porém, nem sempre os sintomas são tão evidentes. Segundo os pesquisadores, muitas vezes as únicas alterações percebidas são aquelas decorrentes da redução da visão, como queda no rendimento escolar e sensação de "cansaço" ocular, o que gera redução na qualidade de vida da criança.
          Todas essas alterações estão associadas ao uso exagerado dos celulares e computadores. De acordo com o estudo, quanto mais horas de uso diárias, maior a intensidade do ressecamento. Portanto é fundamental ficarmos mais atentos com o uso dos equipamentos eletrônicos, para que os olhos de nossas crianças continuem saudáveis como devem ser.

domingo, 19 de janeiro de 2014

Inauguração do Blog CLINOR

Olá amigos! É com muita satisfação que a CLINOR inaugura seu blog. O objetivo deste espaço é proporcionar a troca de informações e experiências entre o público e os médicos especialistas em oftalmologia. Aqui você poderá conversar diretamente com o médico oftalmologista e perguntar tudo o que quiser. Descubra o que é catarata e se você ou algum familiar pode ter, quais são os tipos de grau que existem, quais pessoas podem usar lentes de contato, quais são os perigos do glaucoma entre outros assuntos.

Entre, fique a vontade e aproveite. A casa é sua.