
Smartphones e Computadores Aumentam Incidência da Doença do Olho Seco em Crianças
Em estudo científico publicado na edição de março/abril de 2014, no Jornal de Oftalmologia Pediátrica e Estrabismo (Journal of Pediatric Ophthalmology and Strabismus), os pesquisadores reuniram importantes evidências de que o uso indiscriminado dos modernos celulares (smatphones) e computadores, está causando um aumento na incidência da doença do olho seco em crianças.
A doença do olho seco é caracterizada por uma deficiência da lágrima, e como o próprio nome diz, provoca o ressecamento dos olhos. Os principais sintomas são ardência e prurido oculares, visão turva, vermelhidão dos olhos e dores de cabeça. Porém, nem sempre os sintomas são tão evidentes. Segundo os pesquisadores, muitas vezes as únicas alterações percebidas são aquelas decorrentes da redução da visão, como queda no rendimento escolar e sensação de "cansaço" ocular, o que gera redução na qualidade de vida da criança.
Todas essas alterações estão associadas ao uso exagerado dos celulares e computadores. De acordo com o estudo, quanto mais horas de uso diárias, maior a intensidade do ressecamento. Portanto é fundamental ficarmos mais atentos com o uso dos equipamentos eletrônicos, para que os olhos de nossas crianças continuem saudáveis como devem ser.
Vale acrescentar que o uso de ar-condicionado, outro hábito muito comum nos dias atuais, também provoca ou piora o quadro de Olho Seco.
ResponderExcluirCertamente! Embora a utilização de ar condicionado não tenha sido abordada no estudo, esse tipo de equipamento pode sim agravar os sintomas do olho seco. Outro fator importante que não foi abordado é a poluição atmosférica nos grandes centros urbanos, que também pode precipitar a síndrome do olho seco.
ExcluirPor se tratar de um assunto que está no nosso dia a dia dentro de nossas residências e envolve crianças, que muitas vezes não conseguem expressar determinado incômodo. Parabéns pelo assunto e postagem! Alessandro Muriaé MG
ResponderExcluirObrigado pelo comentário Alessandro! Estamos trabalhando para melhorar cada vez mais o blog.
Excluir